Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

12 julho 2010

Londres

Londres é apenas a maior cidade da Europa. Confesso que no tempo que lá estive, ainda que como turista, fiquei apaixonado pela cidade, pela sua multi-culturalidade, pelo seu ritmo, pela sua luz. Passei por locais históricos, uns mais bonitos que outros, mas que sempre fizeram parte do meu imaginário. Como o estúdio dos Beatles em Abbey Road, onde atravessei a mesma passadeira que eles, que foi capa de um dos seus discos.
E ao chegar à baixa de Londres, o seu ex-libris, o bem conhecido Big Ben, o relógio do parlamento, que na realidade deve o seu nome ao sino e não ao relógio. A quantidade de turistas é imensa, de várias nacionalidades. E todos munidos das suas sofisticadas máquinas fotográficas para registar tão belos locais.Passando a Westminster Bridge para o Southbank têm-se uma melhor percepção das casas do Parlamento, e da sua imponência sobre o Tamisa, com ares de governante empertigado.

Na margem sul do Tamisa, encontra-se o London Eye, atracção turística que permite ter uma visão bem alta da cidade. A fila de turistas é sempre muito grande para meia hora de passeio na roda gigante, pelo que prefiro aproveitar o tempo para passear pela margem do rio. Andando pelo Queens Walk, chegamos ao Tate Modern Museum, o museu de arte moderna, onde entre outras obras, apreciamos a beleza de um Monet.

Do outro lado da Millenium Bridge, a Catedral de S. Paulo, de cuja cúpula se tem uma vista fantástica sobre a cidade, e a qual perdemos por cerca de 5 minutos. Paciência. Apanhamos um autocarro típico de Londres para ir a Trafalgar Square, onde Lord Nelson observa o mar do alto do seu pelouro.

Um passeio pelo West End, zona onde passam a maior parte dos musicais e teatros londrinos que chegam a durar várias décadas, sempre com casa cheia, um raspão a Chinatown e a o Soho, antes de chegarmos a Picadilly Circus, onde a festa espanhola da final do campeonato do mundo foi feita na noite anterior nos gigantes ecrãs publicitários.
 

1 comentário:

  1. Muito bem! Estou a ver que aproveitaste!Está tão bem relatado que até parece que estou lá. E o resto das férias? Inês

    ResponderEliminar