Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

04 junho 2010

Santíssima Trindade

A festa da Santíssima Trindade é um acontecimento de índole religioso, organizado pela paróquia da Batalha. A tradição é secular, e é algo que enfeita de cor as ruas da vila, atraindo bastante público. A tradição consiste em que cada participante, chamado de Mordomo, ofereça à paróquia o pão e os bolos de ferradura, que serão posteriormente vendidos de modo a colectar dinheiro para as instituições de caridade. IMG_1466

Os mordomos participam assim numa procissão de ofertas, tipicamente numa estrutura em madeira e arame, enfeitada com papelinhos e flores coloridas. Em cada oferta são colocados 6 bolos de ferradura, cada um com 2 kg, o que perfaz um total de 12 kg representando cada um dos apóstolos. Há ofertas que levam bolos mais pequenos, mas têm sempre que totalizar um peso de 12 kg.

Se a somarmos a este peso, o peso da própria estrutura da oferta, ficamos com qualquer coisa como 20 kg, para as ofertas que são mais leves. E transportar este peso na cabeça ao longo de um percurso de 2 km torna-se muito complicado. Por isso, não é de estranhar que ao longo dos anos, dado o envelhecimento da população, tenha havido cada vez menos participantes a transportar as ofertas. Não tem havido menos mordomos, até porque é aceite uma participação directa em dinheiro, o que em termos práticos até pode ser igual para a paróquia, não o sendo para o público que se desloca à vila para a anciã tradição, que vê cada vez menos ofertas na procissão.

IMG_1464Ao longo dos últimos anos, e na tentativa de manter viva a tradição, têm sido introduzidas algumas alterações. A mais importante foi talvez a introdução de andores de oferendas, patrocinados pelas associatividades da região. São andores igualmente enfeitados, mas têm a vantagem de serem transportados por 4 pessoas em simultâneo, o que torna a tarefa bem mais simples.

Este ano houve também uma pequena alteração no percurso, um pouco mais longo, a pedido do Imperador. O Imperador é o Mordomo principal do ano, aquele que tem uma oferta superior para aquele ano, e que por isso tem direito a algumas excentricidades.IMG_1467

A parte da tradição que se mantém desde há muitos anos, e talvez a parte que mais agrada aos visitantes (não tanto a quem transporta as ofertas e já vão perceber porquê), é a subida ao Carvalho do Outeiro. É uma pequena mas íngreme subida, em calçada, que se torna bastante escorregadia em dias de chuva. Felizmente este ano não choveu, o que facilitou um pouco a subida às ofertas. Neste ponto da festa, são atirados do cimo do miradouro umas pequenas e duras merendeiras de pão benzido, que os visitantes tentam agarrar enquanto os que as distribuem se divertem lá do cimo a ver as movimentações e a tentar acertar na cabeça de alguém com quem tenham uma pequena quezília para resolver.IMG_1479  Quem agarra os pãezinhos, leva-os para casa e coloca-os ao pé da roupa para evitar as traças, segundo reza a tradição. E é pão que pela sua constituição nunca se estraga, pelo que pode ficar vários anos dentro da gaveta ou do armário. Há também quem coma os pãezinhos, mas para isso, é bom que tenham dentes bastante poderosos. Mal não faz.IMG_1475 O percurso termina no Centro Paroquial, onde está montado um arraial colorido e animado, e onde são colocadas as ofertas em exposição. Os bolos e o pão são vendidos ao longo do dia, e geralmente vendem-se bastante bem. As ofertas premiadas têm direito a lugar de destaque. Os prémios são de várias categorias, como a mais bonita, o bolo mais saboroso, etc., e os vencedores levam um prémio monetário.

IMG_1492IMG_1486É preciso referir que a tradição da festa é cobiçada pelos concelhos vizinhos, que se disponibilizaram a manter a festa caso a mesma deixe de existir na Batalha. É mais uma razão para que a festa não termine, e pelo que observei neste ano, a tradição está viva e recomenda-se.

1 comentário:

  1. Eu estive lá e pude constatar que...a tradição ainda é o que era!E até pensei" Um dia destes também vou levar um andor...com o pessoal do nosso grupo". A ideia está lançada!
    Jinhos batalhenses,
    NELA

    ResponderEliminar