Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

11 dezembro 2010

Bella Italia

Como já devem ter reparado, as minhas férias no início de Dezembro passaram-se em Itália. Aproveitando o feriado a meio da semana, lá consegui tirar uns dias de descanso, longe da azáfama do trabalho, pouco habitual para a época.

O destino, mais especificamente, incidiu na região dos lagos, na zona norte de Itália. A vista sobre os Alpes desde o lago Maggiore é algo que eu nunca tinha visto com céu limpo, e que me deslumbrou.

Italia2010 003

As pitorescas cidades italianas são sempre muito interessantes. As ruas são autênticos monumentos, com edifícios mais ou menos velhos, e mais ou menos restaurados, mas que dão sempre para fotografias excelentes. E desta vez, até a neve ajudou ao cenário.

Bérgamo, Como, Varese, Bellagio, Laveno foram as cidades italianas visitadas desta vez, cada uma com as suas características únicas. Varese é uma cidade mais virada para o comércio, pelo que não é tão turística como as restantes. É uma cidade importante para a região onde está inserida, e fornece os serviços essenciais para a população.

Como é famosa por ser onde vive o ator George Clooney, onde mais uma vez, passou despercebido, o malandro, talvez na sua loja Nespresso mais próxima de casa. Bérgamo fica situada a alguns quilómetros de Milão, e a zona da cidade alta é muito pitoresca, cheia de ruas estreitas, lojas típicas de comércio tradicional e artesanato e alguns monumentos.

Italia2010 059           Italia2010 046

Bellagio é a terra que dá nome ao famoso casino-hotel de Las Vegas. Situada no vértice do lago di Como, é uma aldeia pequena, mas rodeada de uma paisagem soberba.

Italia2010 101

Italia2010 130

Laveno é uma das cidades mais importantes à beira do lago Maggiore. Conhecida pela sua Funivia, que está fechada na maior parte dos dias de Inverno, do cimo do monte tem-se uma vista fenomenal sobre o lago. Como não foi possível subir até lá, a vista a partir da igreja já é por si interessante.

Italia2010 187

Italia2010 189

Bem perto de Laveno, situa-se a ermida de Santa Catarina del Sasso. Construída sobre uma falésia, a igreja é pequena mas acolhedora. A vista sobre o lago Maggiore é privilegiada devido à sua localização.

Italia2010 240

Ainda houve tempo para dar um salto à Suiça, que fica bem perto desta região. A cidade escolhida foi Lugano, à beira do lago com o mesmo nome. A diferença de mentalidade entre o povo vizinho é enorme, desde logo com o respeito na estrada, quer pelos peões, quer pelos outros condutores. E o embelezamento da cidade, com os jardins sempre aparados, contrasta com algum desleixe típico dos povos latinos, entre os quais o italiano. Na cidade, já com alguma dimensão, é vulgar encontrar lojas de venda de chocolate artesanal, um verdadeiro ex-libris do país.

Italia2010 216

Italia2010 232

Italia2010 211

E claro que a visita não podia terminar sem uma passagem pela loja da fábrica de chocolates Lindt, situada perto de Varese, onde um guloso como eu se pode perder no meio de tanta variedade.

Italia2010 243

Sem comentários:

Enviar um comentário