Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

19 maio 2010

O que custa manter um carro

É sempre quando acho que estou a fazer algumas poupanças, até porque se aproximam as férias, que me acontece algum imprevisto para me arruinar as finanças. Desta vez foi, mais uma vez, o carro. O meu velho bólide, que tanto jeito me dá e que tem um motor que é um mimo, rebentou um pneu da frente esta semana. Nada de grave, uma vez que até estava parado quando aconteceu. Deu-me o trabalho de o trocar pelo pneu de tuning slim, e pior, de procurar um local onde estivessem os pneus com aquela medida disponíveis, já que andar mais do que um ou dois dias assim é extremamente chato. Enquanto atravesso a 2ª circular com o pneu suplente sou ultrapassado por todos e mais alguns. Pelo menos dá para observar com atenção as publicidades, principalmente as sempre interessantes da Triumph.

Lá me resolvi pela empresa com a qual a minha entidade empregadora tem um protocolo qualquer. No entanto, não foi nada fácil, uma vez que os pneus não são baratos, a negociação por uma marca que não seja resmenga e que seja acessível não é fácil.

Sra. da oficina – Da última vez levou uns Goodyear Eagle F1.

Eu – Pois, mas pode ser qualquer outra marca (até porque os Goodyear são demasiado macios e não duram tanto como os outros que experimentei, além de serem praticamente topo de gama, e por isso, caros.)

Sra. – Os Goodyear vão-lhe ficar no total por XXX euros.

Note-se que estamos a falar de 2 pneus, apenas.

Eu – Chiça! Mas eu não quero gastar metade do valor do meu carro em pneus! O que se arranja de outras marcas que esteja disponível?

Sra. – Mas não quer uns iguais?

Eu – O carro agora tem uns Firestone atrás e o que rebentou é Bridgestone.

Sra. – Então vou procurar o que há nos fornecedores e já lhe volto a ligar.

Passado alguns minutos, a Sra. liga-me de volta com uma proposta para uns Firestone iguais aos que já tem, com um preço mais acessível, mas mesmo assim, caro. Paciência, prefiro pagar do que andar muito tempo com o pneu suplente. Aceito a proposta, e a Sra. diz-me que os pneus chegam no dia seguinte.

Dia seguinte

Já o carro estava na oficina para serem trocados os pneus da frente, quando me ligam da dita.

Sra. – É para dizer que tem 3 jantes que precisam de ser desempenadas.

Eu – Mas estão assim tão mal?

Eu sei que estavam mal, já que nunca foram desempenadas em 260.000 Kms de uso. Mas queria ver se ainda aguentavam mais algum tempo.

Sra. – Duas delas estão feitas em quadrado.

Então porque me falaram em três, se apenas duas estão assim tão mal? Eu sei que precisam, mas como estou a trocar apenas dois pneus, podiam dedicar-se apenas a esse conjunto de pneus e jantes.

Eu – Quanto é que isso me custa e qual o prazo?

Sra. – Se disser já que sim ainda lhe entregamos hoje, e custa 35€ cada jante.

Eu consigo arranjar mais barato que isto. Já sabia que esta oficina era cara, mas é o que existe de mais perto do meu trabalho.

Eu – Deixe estar, eu vou ver se elas aguentam mais algum tempo, que não pode ser tudo de uma vez.

Sra. – E sabe que tem um pneu de trás com uma bolha?

Raios, mas eles têm que ver tudo? A bolha já lá está há cerca de um ano, vou esperar mais algum tempo para trocar os pneus traseiros.

Eu – Sim, já sabia e também tenho que os trocar, mas vão ter que aguentar mais algum tempo também.

Sra. – Pronto, eu só estou a fazer o meu papel de o avisar.

A meio da tarde voltam a ligar-me a dizer que o carro está pronto. Com a brincadeira, acabei por gastar 204€ por dois pneus! Lá se vão os dividendos da EDP e mais uns quantos… Pelo menos tenho o meu carro de volta e pronto a andar a mais de 80 Km/h. E a gastar mais gasóleo, também, que andar a 80 tem a vantagem de o carro consumir apenas os vapores do combustível.

8 comentários:

  1. a precision fica mais barata, mm com o "pretoaocolo" LOL

    ResponderEliminar
  2. Recomendo pneubeato.com. Só atendem por marcação, mas é o mais barato para quem tem pneus tunning (225 e por aí)

    ResponderEliminar
  3. Acho que isso é mais barato do que um pneu para o meu carro!!!

    Tenho que o vender antes de trocar de pneus!!!

    ResponderEliminar
  4. Vasco, obrigado. Vou andar a fazer orçamentos para ver se poupo uns trocos nos pneus traseiros.

    ResponderEliminar
  5. JAF, é uma das desvantagens de se ter um carro desportivo :) Mas há muitas vantagens também :)

    ResponderEliminar
  6. Isto faz-me lembrar um almoço que alguém me ficou a dever por o ter "socorrido" uma certa noite no parque de estacionamento da empresa :)

    ResponderEliminar
  7. MPamies, não está esquecido :) És um anjo, é só o que te posso dizer. É só uma questão de combinarmos.

    ResponderEliminar
  8. Deixa lá eu gastei 280 euros em dois pneus... E ainda me disseram que os pneus para um BMW eram mais baratos.

    ResponderEliminar