Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

27 maio 2010

Comida saudável

Já várias vezes fui confrontado com algumas afirmações sobre comida saudável. De um lado, os vegetarianos, que afirmam que é o mais saudável. Do outro, os omnívoros que preferem os produtos biológicos. E do outro lado, eu, omnívoro (ou quase), que gosta de comer carne, e que não tem preferência nenhuma em especial por produtos biológicos. Apenas pelos produtos que tenham bom sabor. Nisto há ainda os vegetarianos que reclamam os direitos dos animais e que não se deve comer carne simplesmente porque é um atentado contra a natureza.

Pois bem, um atentado contra a natureza é o Homem não comer carne. Desde que existimos no mundo que comemos carne, porque raio vêem com estas modernices de que comer carne é contra-natura? E que raio, eu também não ando a caçar de arco e flecha no meio do bosque para comer carne. A carne que como vem de animais que são criados para o efeito.

O facto do vegetarianismo ser mais saudável ainda está para ser provado. O que é saudável é o estilo de vida. Experimentem a ser vegetarianos e serem completamente sedentários, que logo vêem a saúde que vos dá. Por outro lado, eu preciso da energia e da proteína da carne para preencher os meus requisitos calóricos. E não sou uma pessoa sedentária. Sempre que como vegetariano, porque até nem desgosto, fico com fome muito mais cedo. O meu metabolismo consome as poucas calorias que os pratos vegetarianos me dão em muito pouco tempo, e pede sempre mais.

Os produtos biológicos são outra conversa. Compreendo que como não usem produtos químicos sejam, em teoria, mais saudáveis. Pelo menos a não necessidade de os lavar tão acentuadamente como com os produtos “normais”. No entanto é preciso ter em conta a origem das águas que fazem a rega, ou a contaminação dos solos pelas terras vizinhas. Para um produto ser totalmente biológico é preciso uma infinidade de coisas, que são difíceis de realizar. No final das contas, são mais caros, e nem por isso mais saborosos. Prefiro fruta “normal” a fruta biológica, se o sabor da biológica for pouco mais que água com corante. Experimentem a fruta que a mercearia aqui ao pé de casa vende e depois digam-me que não é boa.

Para concluir, a Roda dos Alimentos contém também carne e não fala nada em produtos biológicos. Isso é outra modernice para nos fazer gastar mais dinheiro pela mesma coisa. Ah, é biológico, e tal… E o vegetarianismo é outra modernice.

4 comentários:

  1. É bem!

    Nos states chamam-lhe produtos orgânicos, e custam os olhos da cara, mais IVA. Há pessoal para quem até o sabão tem que ser orgânico.

    Quanto ao vegetarianismo e o veganismo são opções de vida como o dos abstinentes sexuais. Quem quer come, quem não quer não come, agora que sejam naturais do ponto de vista ancestral da coisa não são.

    ResponderEliminar
  2. Concordo. Efectivamente a pirâmide (agora já não é roda...) inclui carne, peixe, mas em maior quantidade as frutas e legumes.
    Acho que neste assunto, assim em como muitos outros na vida, o importante é saber equilibrar. Eu penso que seria incapaz de me converter aos vegetais. Eu preciso de variar e de não comer sempre carne, sempre peixe, sempre sopa, sempre... Mas respeito quem faz escolhas "radicais" - abdicar de comer isto ou aquilo.
    Agora dúvido muitíssimo que a longo prazo isso não traga desvantagens em termos de saúde.
    Como diz a minha médica: comer de tudo, mas com moderação!
    E vivam as inúmeras escolhas e estilos!

    Joana Ruivo

    ResponderEliminar
  3. http://www.freeonlineepisodes.net/bullshit-season-7-episode-6-organic-food/

    tudo o que disseste, explicado neste fantástico vídeo.

    Quanto ao blog, primeira vez que ca venho... é novo, mas já está cheio de textos... :S

    Ass: chicosoft

    ResponderEliminar
  4. Chico, gostei especialmente da parte dos testes de paladar. Mais uma vez, como eu disse no post, se não souber melhor, não me convence.

    ResponderEliminar