Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

23 fevereiro 2011

Indomável

Os irmãos Cohen fazem sempre filmes que conseguem surpreender, nem sempre pela positiva. Mas geralmente os que são candidatos ao Óscar, costumam ganhar qualquer coisa, tomando como exemplo o Fargo e o Este país não é para velhos.

O filme deste ano, e o segundo com mais nomeações, nada menos que 10, é o Indomável. Indomável é o feitio da protagonista, uma moça de 14 anos que quer vingar a morte do pai. Obstinada, letrada, inteligente, poliglota, manipuladora, uma série de características que se mostram ao longo do filme. Ao mesmo tempo que a inocência, a rebeldia, a imaginação, características de quem tem 14 anos se misturam na personagem.

O filme é um western, tipicamente americano, e por causa disto dizem que será talvez o mais forte candidato a ganhar o Óscar. Vê-se muito bem, tem algumas cenas que podiam ter mais acção, mas vale sobretudo pelos 20 minutos finais, de incerteza e curiosidade que se gera no espectador.

Jeff Bridges pode repetir o Óscar de melhor actor este ano mas na minha opinião, julgo que não será ele o vencedor. Mas quem sobressai é mesmo Hailee Steinfeld, que interpreta o papel considerado secundário de Mattie. Esta sim é uma interpretação que merece Óscar, estando categorizada como secundária. Porque o filme, é todo feito por ela.

1 comentário: