Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

30 outubro 2010

Comida da época de Outono

Já diz o ditado “tudo lembra na sua época”. E com o chegar do Outono, e os meses frios, o acender da lareira e o ar aconchegado do calor que de lá emana lembram as coisas apetitosas que este período traz.

As castanhas assadas, com o aroma característico, e a aventura de as descascar enquanto ainda estão quentinhas, sem correr o risco de queimar os dedos, e eventualmente a língua. Quer sejam dos vendedores de rua, ou feitas em casa, são um primeiro sinal que o Outono já chegou.

As batatas doce, usadas igualmente em culinária, mas que assadas no forno e comidas apenas com o prazer da degustação, aconchegam qualquer estômago. E além disso fornecem os hidratos de carbono suficientes para umas belas horas.

Os bolos de pão doce, que são distribuídos no dia 1 de Novembro, cuja tradição de fabrico artesanal aqui na terra deixa no ar um aroma doce e agradável que sai pelas chaminés dos fornos. A massa doce e recheada com frutos secos, principalmente nozes, é simplesmente deliciosa. E então quando ainda quentes, a sair do forno, são divinais.

Os marroquinos da árvore do quintal da minha avó, uma espécie de tangerinas, mas mais pequenas, mais redondas, e com um sabor mais ácido. Gosto delas ainda verdes, onde a surpresa de ver o interior já laranja culmina com o sabor ácido e cheio de vitaminas. Só para apreciadores!

E com isto tudo, já estou com água na boca, pelo que vou comer mais uns marroquinos, acabadinhos de apanhar da árvore.

1 comentário:

  1. Hummm depois de ler isto fiquei com apetite de comer esses bolinhos tão característicos desta altura… Também me fez relembrar com carinho as caminhadas que fiz com os amigos a “pedir o bolinho” de porta em porta. Recebíamos “bolinhos”, rebuçadinhos… e umas moedinhas :) Era giro!!!  Espero que esta tradição de mantenha!!! IC

    ResponderEliminar