Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

18 outubro 2010

Grutas de Mira de Aire

Ainda antes de serem eleitas como uma das 7 maravilhas naturais de Portugal, tive oportunidade de visitar esta magnífica obra da Natureza. Nos meus 33 anos de vida, foi a primeira vez que tal aconteceu, mesmo considerando a proximidade a que moro.

Localizadas na zona centro oeste de Portugal, as Grutas de Mira de Aire são as maiores grutas turísticas de Portugal. A sua extensão atinge já os 11kms de gruta conhecidos, mas apenas 600 metros podem ser visitados turisticamente. Inauguradas em 1974, e com milhões de visitantes, durante o percurso descemos cerca de 150 metros em profundidade. Pelo menos existe um elevador para nos levar de volta para a superfície.

A visita começa pelo grande salão, a maior cova natural de uma gruta existente. Pelo caminho, as afiadas estalactites, e as hirtas estalagmites, acompanham-nos numa viagem pelo centro da Terra, onde as esculturas da Natureza na rocha calcária e húmida nos circundam.

IMG_3930 O grande salão

Mesmo depois dos vários avisos do guia para que o grupo não se afastasse, foi possível observar com um olhar maravilhado o que de mais belo a Natureza tem para nos oferecer. Os muitos lagos interiores, como não poderia deixar de ser, cheios de moedas e desejos, são iluminados para um ambiente mais suave e acolhedor.

IMG_3971 Estalactites

IMG_3953 Um dos muitos lagos interiores

A viagem termina pelo corredor das luzes, onde fontes de água iluminadas com cores proporcionam belos efeitos visuais. Antes de entrarmos no elevador de regresso à superfície, o pequeno espaço de exposição, onde se mostram algumas das rochas mais curiosas descobertas na gruta, das mais variadas formas e feitios.

IMG_4008 O corredor das luzes

Um passeio que se recomenda, para que todos possamos apreciar esta verdadeira maravilha, bem no nosso Portugal.

Mais fotografias podem ser vistas aqui.

1 comentário:

  1. Esta maravilha da natureza de Portugal está muito bem retratada aqui. Por conhecer, aconselho o Parque Nacional Peneda-Gerês e nadar nas lagoas de água gelada, rodeadas de um verde espectacular, isto para fazer um descanso na caminhada (melhor no Verão, claro!). O Portinho da Arrábida pela mistura de floresta com praia e apreciar o azul do mar. O Pico, impõe respeito, pelo tamanho e por ser tão bonito. Ainda não fui à Floresta Laurissilva, à Ria Formosa e à Lagoa das Sete Cidades. Que tal irmos ver uma dessas? Se houver alguma que fui e tu não posso ser Guia :P IC

    ResponderEliminar