Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

22 setembro 2012

Falar estrangeiro

Qual a melhor maneira de aprender a falar uma língua estrangeira? Pondo-a em prática. E isso faz-se com mais facilidade indo ao país onde ela seja oficial.

Onde quer que eu me desloque ao estrangeiro, esforço-me por falar a língua local. Isso é verdade para línguas que me sejam mais familiares, como o Inglês, Francês, Espanhol e Italiano. Não quer dizer que não esteja apto a aprender outras, mas demoraria mais tempo. E até hoje só o húngaro se revelou uma verdadeira impossibilidade, pois aquilo não se parece com nada.

O esforço que faço para falar a língua estrangeira, aliada ao facto de não ter medo de mandar umas quantas calinadas, faz com que aprenda muito mais rápido. É verdade que acabo por mandar muitas bolas à trave, e até recebo olhares pasmados de quem não percebe nada do que estou a dizer. Mas é a minha deixa para perceber que disse alguma coisa estranha e tentar mudar o discurso. Quando tudo falha, passa-se ao inglês misturado com alguns gestos para exemplificar e tentar desenrascar.

No final, o que interessa é conseguir fazer-me entender. Se puder ser na língua local, tanto melhor.

Sem comentários:

Enviar um comentário