Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

29 março 2011

Aventuras na China

Foi com alguma surpresa que apareceu a oportunidade de ir até à China, numa visita de trabalho repentina. Eu, como adoro viajar, sair de vez em quando dos ares habituais, conhecer novas culturas, não me fiz rogado, apesar de saber que iria ter muito pouco tempo para apreciar minimamente o passeio. O destino foi Nanjing, capital do sul (traduzindo o nome), situada a cerca de 300Km a Oeste de Shangai.

Depois de 24 horas de viagem, e chegado a um fuso horário realmente diferente, foi com um grande ar de cansaço e de sono que cheguei ao guichet da verificação do passaporte. O chinês que lá estava, olhava fixamente para mim e para o passaporte. Depois de me tentar comparar com a fotografia do passaporte, tirada à 5 anos e com cabelo bem mais comprido, lá me pediu outra foto para me identificar. Isto começa bem. No entanto, viria a verificar que os ocidentais são completamente ignorados pelos chineses, devido à barreira linguística. Tirando na generalidade dos que trabalham no aeroporto e nos hotéis, nalguns restaurantes igualmente, nenhum fala inglês. Manter um diálogo mesmo que macarrónico com eles é tarefa impossível.

E dizem as boas práticas de quem visita esse país, que a primeira coisa a fazer é pedir no hotel por um cartão que contenha o nome e a morada do mesmo em chinês, para no caso de necessidade, o entregar ao taxista, e assim poder regressar ao hotel. Mesmo numa “pequena” aldeia com 5 milhões de habitantes, é aconselhável fazer.IMG_5331

A cidade parece muito cinzenta, e não lá muito bonita. Tem alguns prédios altos, e zonas de muitas estradas circundantes da muralha da cidade. Na zona centro, junto ao hotel, parece mais uma Chinatown em tamanho gigante, e no original. A partir da janela do quarto do hotel, temos uma vista sobre a orla de prédios envolventes.

DSC00145

Como é dia de trabalho, e o cansaço é grande, a descoberta da cidade fica para outra posta, dentro de algumas horas.

1 comentário: