Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

09 outubro 2012

Este talão não serve de factura

Uma das coisas que me faz confusão, é quando vou a um restaurante e peço a conta, a mesma vem num talão processado informaticamente com os dizeres em rodapé “este talão não serve de factura”.

E se queremos factura, e eu normalmente quero nem que seja pelo meu dever cívico de obrigar a que todos paguem os impostos que têm de pagar, temos de a pedir oficialmente, e às vezes preenchendo o nome e o número de contribuinte.

Porque raio em vez do talão da conta a máquina não emite logo a factura ou venda a dinheiro ao consumidor final (com os dados do cliente em branco) com o valor a pagar? Não pouparia trabalho a toda a gente e até algumas resmas de papel?

Esta mania de complicar dos restaurantes é para evitar que as pessoas peçam a factura, para não se estarem a chatear. E quando estamos com alguma pressa, é normal que escape. E escapam também os impostos que o restaurante deveria pagar ao Estado e não paga por causa da complicação.

Quando forem todos obrigados a passar factura (até já há falcatruas no software de vending para que não sejam passadas assim tantas como deveriam ser) é bom que se deixem de complicações. Porque ninguém gosta de estar numa fila só para receber um factura, se bem que é esse o dever de cada cidadão.

1 comentário:

  1. Isto é uma vigarice dos restaurantes. Estão a levar o IVA ás pessoas e como passam um talão em vez de fatura, em vez de o entregarem ao Estado estão a metê-lo ao bolso. Porque é que não se obriga que as máquinas de registo passem apenas a emitir faturas ? Temos que ser cada um de nós a olhar para o documento que nos dão e se não for fatura devemos exigi-la. Assim estamos a olhar pela nossa situação de contribuintes e um dia a carga fiscal pode ser aliviada.

    ResponderEliminar