Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

18 setembro 2010

Molhos e comida

Aqui há dias, numa das minhas incursões pelas cadeias de Fast Food, experimentei uma das novas especialidades da Pans & Company. Os novos cheesy bites de camembert. Em termos práticos, são umas rodelas de queijo camembert, cremoso, cobertos com uma farinha com cereais e panados. Devo dizer que são absolutamente divinais, pois o queijo vem realmente cremoso e muito saboroso, com a cobertura de cereais para uma mistura de sabores.

O que me surpreendeu foi a escolha do molho, que pelos vistos, acompanha sempre os cheesy bites, e já agora, os de frango também. Devo dizer que experimentei com o molho, mas logo o afastei. É que sendo eu apreciador de queijo, ao usar o molho não me iria saber a queijo coisa nenhuma. E daí pergunto eu, porque raio servem eles os molhos para disfarçar o sabor da comida? O mesmo se pode aplicar em qualquer outro restaurante. Senão vejamos alguns exemplos:

  • Num restaurante japonês, usa-se os molhos de soja para molhar o sushi. Não deveríamos saborear o sushi? Se eu quiser saborear o molho de soja, bebo-o num copinho de shot.
  • Numa casa de bifes, tipo cervejaria, os bifes vêm a nadar no molho. Se eu quiser saborear o molho, óptimo, mas se não quiser, nada como um belo bife grelhado para saborear a carne.
  • Molhos nas saladas, eu até compreendo, já que a maioria dos vegetais não têm sabor, e assim sempre sabem a alguma coisa.
  • Molhos nas batatas do MacDonalds, para quê, se o que é bom é mesmo o sabor da batata frita, por muito ou pouco mal que isso faça à saúde. (não fará pior com o molho?)

Quero com isto dizer que não me importo nada que a comida leve os molhos, e cada um que a sirva como quiser. Eu também gosto. Mas quando quero saborear realmente a comida, não me obriguem a usar molhos, senão estarei a desvirtuar o prazer da degustação. E nada me tira da cabeça que há muitos casos que os molhos servem para disfarçar a má qualidade do que se come. Bom apetite.

Sem comentários:

Enviar um comentário