Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

09 agosto 2012

Centros de Competências em Portugal

Este post revela o meu pequeno lado comunista, pelo que não se aconselha aos leitores mais sensíveis.

Parece que são boas notícias para Portugal. Os sucessivos centros de competências de empresas ligadas às tecnologias continuam a querer deslocar-se para Portugal. O último foi o da Vodafone, que ganhou o concurso para que o centro de monitorização de rede da Península Ibérica ficasse por cá. E pensam transferir mais competências dos outros países europeus também para cá. Boa notícia porque gera empregos, mas a que custo?

Na minha demandada por empregos nos últimos tempos, tenho-me apercebido que não há falta de oportunidades no mundo das tecnologias. O que há, sim, é um aproveitamento das empresas, com a desculpa da crise e da troika e de não sei mais o quê, para baixar consideravelmente os ordenados. Já recebi mesmo proposta que considero completamente ridículas, indecentes e absurdas. Propostas que como é óbvio, recusei, porque me recuso pagar para trabalhar.

Por isso, as sucessivas transferências de centros de competências para o nosso país, ninguém me convence que não são relacionadas com o custo do trabalho estar muito menor agora que há alguns anos atrás. Somos de facto muito competentes no que fazemos, e por isso tecnicamente somos bons. Mas se não fossemos baratos comparativamente ao resto da Europa, isto nunca aconteceria. Tal como se prevê que daqui a alguns anos quando a situação se inverter (espero eu), esses mesmo centros se desloquem para um outro país qualquer com mão de obra mais barata. Porque economicamente, é assim que funciona e é como sempre funcionou.

1 comentário: