Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

25 janeiro 2012

Alimentar todos os sentidos

Esta semana fui ao restaurante de um dos júris do Masterchef português. Mais precisamente ao 100 maneiras, do chef Lubomir Stanisic, situado em pleno Bairro Alto, bem no meio da diversão noturna de Lisboa.

O restaurante (também há um bistro não muito longe com outro tipo de opções para comer e beber) tem apenas uma única ementa e é para degustação. São 10 pratos, custo fixo por pessoa, que podem ser acompanhados igualmente por uma degustação de vinhos, paga à parte.

A pergunta que nos fazem quando nos sentamos é sobre as nossas restrições na comida. Apesar de eu ser esquisito com o comer, a única restrição que coloquei foi camarão. Tudo o resto estive disposto a provar.

Prato após prato os sentidos iam mergulhando numa aventura gastronómica. É normal os olhos comerem primeiro, e comeram tal a arte com que todos os pratos vinham servidos. O nariz também sentiu os aromas agradáveis da comida. Mas o paladar, deliciou-se num mundo de sabores e texturas sem igual, onde o mais ínfimo pormenor não foi deixado ao acaso. Devo dizer que foi a melhor experiência gastronómica que tive até hoje.

DSC00311

Como pormenor, devo referir que nós éramos os únicos portugueses no restaurante, para além dos empregados. As restantes mesas, que não são muitas, estavam ocupadas com estrangeiros. O preço não é para todas as bolsas, mas como experiência gastronómica e para quem gosta realmente de comida, é um local obrigatório. E não pensem que se fica com fome, que os 10 pratos alimentam bastante, incluindo as duas magníficas sobremesas.

2 comentários:

  1. Só tenho uma palavra para ti... Inveja... Muita... Mas da boa... :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que tenhas oportunidade de ir lá, e se fores, vais ver que a inveja que sentes hoje é ainda superior ao que tu julgas :)

      Eliminar