Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

06 outubro 2011

O adeus ao Génio

Por mais genialidade, brilhantismo e dinheiro, da morte ninguém escapa. Steve Jobs sabia isto e estava preparado para isto desde os tempos de luta contra o cancro do pâncreas. ele próprio afirmava que a morte era a melhor invenção da vida, num discurso famoso e inspirador em Stanford.

image

E assim partiu mais um génio, que gostando-se ou não da sua personalidade (há quem diga que era de trato muito difícil), foi um dos responsáveis pela tecnologia de consumo ser o que é hoje. Da sua mente criaram-se as raízes dos computadores pessoais, dos smartphones actuais e dos tablets.

O tratamento que foi dado à morte de Steve Jobs foi como de um grande artista e personalidade se tratasse. Os milhares de fãs de produtos da Apple fizeram romarias aos altares (lojas) com velas e cartões para prestar homenagem. Afinal, ele era o mentor de praticamente uma religião, chamada Apple, que baseada em princípios capitalistas e nada espirituais, conseguiu angariar milhares e milhares de seguidores. Não me lembro de mais nenhum dono de grande empresa americana levar o mesmo tratamento. Só comparável à morte de um presidente ou até do Papa.

Pessoalmente admito que não gosto da filosofia da Apple e que não pretendo, sem afirmar que nunca o farei porque isso nunca se sabe, adquirir nenhum produto deles. Não concordo com a filosofia de ecossistema fechado que todos os seus produtos têm. Sei que isso tem vantagens mas também tem desvantagens, e estou no meu direito de não querer.

Muitas biografias foram feitas sobre Jobs, as suas constantes guerras com o seu amigo Bill Gates muito faladas (os melhores rivais podem ser os melhores amigos, como o próprio Gates afirmou). Mas a que mais me fascinou, foi o filme Pirates of Silicon Valley, um filme dos anos noventa sobre os primórdios das duas gigantes da tecnologia. Como todos os filmes, tem alguma verdade, e muito de Hollywood, mas é um filme interessante de ver, com alguns atores conhecidos. Noah Wyle faz um papel muito bom de Steve Jobs.

Sem comentários:

Enviar um comentário