Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

09 maio 2011

Sondagens

Hoje foi publicada mais uma sondagem sobre as eleições legislativas que aí vêm. Parece que o PSD desce ligeiramente e o PS (para mal dos pecados dos portugueses, que se calhar até merecem) sobe ligeiramente. Mas o que me chamou a atenção foi o método de recolha das intenções de voto.

Foram entrevistados telefonicamente 1020 pessoas, espalhadas geograficamente pelo país, com várias idades, todas acima de 18 anos, e de ambos os sexos. Neste estudo houve 48,9% de respostas obtidas. Ora, quer isto dizer que os resultados das sondagens são obtidos com os votos de cerca de 500 pessoas.

Acho que está descoberta a razão pela qual eu nunca sou interpelado para sondagens desta natureza, e pelo que acho que não valem de grande coisa. Afinal, o grupo de amostra é tão restrito que as sondagens devem valer tanto como um palhaço qualquer a adivinhar os mesmos números. Ou como eu acertar nos números do euromilhões (e que jeito que dava). E às tantas até são encomendadas pelos partidos, o que não me admirava nada.

1 comentário:

  1. Até às eleições muito vai ser dito e ainda muitas sondagens virão a ser conhecidas... no meio de tantas, alguma acertará!

    ResponderEliminar