Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

31 maio 2011

Sezelhe

Sezelhe é uma pequena aldeia no concelho de Montalegre, na Serra do Gerês. A aldeia tem o aspecto acolhedor típico das aldeias de montanha, com casas feitas de pedra e acabamentos em madeira. Tem também as características típicas de desertificação que se fazem sentir em tantos lugares por esse Portugal, e em especial nos lugares à volta do Gerês.

Na aldeia vivem 3 crianças apenas. Talvez nos meses de verão esse número aumente, dado o número de casas de emigrantes que por lá existem. A maioria da população é idosa, e tem os costumes de há muitos anos. A água que se bebe é da fonte. Não tem saneamento, muito menos rede de telemóveis ou internet. Tem linhas telefónicas das antigas, e a televisão chega pelas antenas normais.

No entanto, é um lugar de paz e sossego. Um lugar que serve para reequilibrar as energias num fim de semana, e onde o tempo não andaria, não fosse o sol desaparecer no horizonte, fazendo a noite cair. E onde um grupo de amigos de outras aventuras matou as saudades de estar juntos, com um sempre mais que agradável convívio.

IMG_5377

A fonte que serve a água da aldeia.

IMG_5373

Casas de pedra entre palheiros.

IMG_5380

A calmaria da paisagem do Gerês.

IMG_5450

Pitões das Júnias

Sem comentários:

Enviar um comentário