Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

01 abril 2011

Comida chinesa

Considero-me um pouco esquisito na comida (quem não é?) e quem me conhece sabe disso mesmo. Por isso, foi com algum receio que fui para a China, sabendo que iria ter grandes diferenças na alimentação durante a estadia. Eu gosto de comida chinesa, mas sempre a comi em restaurantes ocidentais, o que não é exatamente a mesma coisa.

Pois todos os meus receios não se verificaram, e gostei bastante de tudo o que comi. Fui sempre com o pressuposto que, não sabendo o que é, está cozinhado, e não mexe, então há que provar. Só depois de provar é que poderia então saber se gostava ou não. Se me fizesse mal só iria saber no dia seguinte.

Desde o pequeno-almoço no hotel até ao jantar algures pela cidade, sempre me alimentei bem. Na China há muitos restaurantes orientais, desde japoneses, tailandeses, coreanos, até indianos. Mas também os há ocidentais, como italianos ou brasileiros, e acima de tudo, americanos (pensavam que aquilo era comunista? Também eu.)

Das muitas iguarias que comi, destaco o melhor arroz chau-chau que alguma vez provei, a carne de vaca do teppanyaki, o bife grelhado do italiano, e os potes de arroz quente dos almoços. O chau-ming com gengibre também era algo de delicioso e exótico, e os sumos naturais de ananás e melancia foram dos melhores que já bebi.

CIMG3124

O melhor arroz chau-chau do mundo.

CIMG3121          CIMG3125

A carne e os legumes do teppanyaki

CIMG3168

No restaurante coreano

CIMG3169

Sempre a comer com pauzinhos.

Houve tempo para provar outras iguarias um pouco mais estranhas, como os bolinhos de carne chineses e os ovos podres do pequeno-almoço. Estes ovos, de cor acastanhada, mais não são do que cozidos em chá, que lhes dá um ligeiro aroma a ervas e uma cor castanha à clara.

DSC00158

O ovo podre do pequeno-almoço.

Não quis arriscar na comida de rua, se bem que alguma até tinha um aspecto agradável, quando não cheirava mal. Mas na China é preferível não arriscar, pois pelo que me apercebi, a cultura de higiene é bastante diferente da nossa.

CIMG3149

Fruta de rua

E caso houvesse uma emergência de fome, nada como ir aos típicos restaurantes americanos de fast food que existem até na China.

CIMG3159

Os arcos amarelos do MacDonalds.

CIMG3148

Um pizza-hut mesmo ao lado do hotel.

A comida chinesa é realmente boa, e aparentemente saudável. Não vi um único chinês que pudesse dizer que era gordo. Ao contrário de mim, que vim de lá com mais um quilo na cintura.

Sem comentários:

Enviar um comentário