Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

16 agosto 2010

Festas da Batalha 2010

No passado fim de semana decorreram as festas do Concelho da Batalha, celebrando os 625 anos da Batalha de Aljubarrota.

Após muitas alterações nos programas das festas ao longo dos anos, a parte que mais me interessa, e à maioria do público, são os concertos e espectáculos ao serão. Este ano, além da já tradicional gala internacional de Folclore, que decorre sempre no dia do Concelho, a 14 de Agosto, o espectáculo ficou a cargo do projecto Amália Hoje, no dia 13, e de Rui Veloso, no dia 15.

Foi a primeira vez que vi qualquer dos artistas ao vivo. Os Amália Hoje têm um espectáculo de grande interacção com o público, em que eles contam pedaços da história da Amália, com alguns pormenores do projecto à mistura. Para não dizer que os arranjos musicais das músicas tradicionalmente de fado ficam de facto fabulosos, principalmente os orquestrais. Mas também as vozes dos três cantores (o Nuno Gonçalves não canta) que sendo tão diferentes encaixam na perfeição umas nas outras. E a cumplicidade algo suspeita que se verifica entre a Sónia Tavares e o Fernando Ribeiro é algo que deixa antever desenvolvimentos dignos das revistas cor de rosa.

Quanto ao Rui Veloso, um verdadeiro senhor no panorama musical, parece uma verdadeira criança com uma guitarra na mão, tal a liberdade e alegria com que ele desenvolve os maravilhosos solos. 30 anos de carreira são mais que suficientes para encher as medidas de um público de várias gerações, desde os mais nostálgicos dos tempos do Chico Fininho, até aos mais novos dos projectos paralelos como os Cabeça no Ar.

Que para o ano haja mais concertos de igual ou superior qualidade.

Sem comentários:

Enviar um comentário