Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

06 novembro 2012

Comparações…

Ando um pouco farto de alguns indivíduos nos querem comparar com a Islândia. Desde a reportagens jornalísticas até alguns reivindicadores profissionais, querem comparar tanto o cenário de substituição política que foi feita por lá, como aquilo que tem menos comparação ainda: o povo!

Para quem nunca foi à Islândia ou nem sequer sabe onde é, aqui fica o seguinte: aquilo é uma ilha bem a norte do Atlântico, atravessada pelo paralelo 66 (portanto é muito lá em cima). Em Julho não tem uma única hora de escuridão; em Dezembro, não tem uma única hora de sol. Tem metade da população portuguesa, e tem mais ovelhas e cavalos que habitantes. Tem inúmeros vulcões e muita actividade sísmica.

Agora, o essencial. As pessoas não saem à rua durante a semana. No entanto vingam-se ao fim de semana, onde pára a loucura pelas ruas das principais cidades, principalmente Reykyavik, a capital. É considerada das melhores noites do mundo para a borga.

O que nós temos por cá? Sol. 10 milhões de pessoas. Nenhum vulcão ou minério, poucas ovelhas, ainda menos cavalos, terrenos férteis mas que ninguém quer plantar, 13 milhões de telemóveis (!!), e um povo que essencialmente quer é sol, borga e boa vida. Todos os dias, de preferência.

Alguém no seu perfeito juízo acha que despejar o Governo das suas funções e criar uma junta popular para governar o país daria bom resultado? Então é melhor pensar outra vez. É que a diferença, está mesmo no povo!

Sem comentários:

Enviar um comentário