Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

22 novembro 2012

A moda da culinária

Há uma quantidade enorme de programas de culinária na televisão. Desde o Top Chef, versão tuga, até às sucessivas reposições dos MasterChefs de todo o mundo, e até canais dedicados à culinária. Sem qualquer depreciação, a culinária está na moda. E eu estou rendido.

Vejo sempre que posso esses programas, e curiosamente, apesar de não ser seguidor das versões portuguesas, tenho-me cruzado com alguns dos chefes participantes nos vários programas. O principal desta loucura toda, é que me tornei não só um melhor cozinheiro, como também um melhor apreciador de comida.

Não pretendo nem quero ser chefe de cozinha. Mas quando tenho tempo gosto de me dedicar a inventar coisas novas e até a misturar sabores. Mas nunca a entrar em demasiadas inovações que descaracterizem completamente o prato. E até me ajeito no empratamento.

Quando vou a um restaurante, estou mais receptivo a experimentar coisas novas. Sei que sou esquisito no comer, sempre fui, e às vezes o experimentar o que não se conhece pode correr mal. Mas confesso que a maior parte das vezes corre bem. Só tenho pena de não ter nem mais tempo nem mais dinheiro para ter mais experiências culinárias. Porque isto do gourmet não é nada barato.

Apesar de tudo, continuo a gostar imenso de ir a tascas. Continua a ser o mais típico que se pode encontrar e na relação qualidade/preço (ambos geralmente baixos) batem qualquer gourmet.

Sem comentários:

Enviar um comentário