Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

11 junho 2012

A viagem maravilhosa

Foram quase 3 semanas a viajar. Sem contar com os 2 dias de avião para cada um dos lados e os voos mais curtos, isso dá mais ou menos uns 15 dias de férias úteis. Maldivas, Singapura e Tailândia, 3 destinos tão distintos como de especiais, para apreciar com diferentes estados de espírito.

Maldivas

DSC00460

As Maldivas são consideradas como o paraíso na Terra. Em todas as viagens que fiz nunca vi nada igual, e é efetivamente o destino de eleição para qualquer viagem romântica. As paisagens são realmente paradisíacas, a areia é realmente branca, a água é realmente cristalina e as habitações sobre a água fazem-nos pensar que vivemos realmente dentro de um aquário. Todos os pormenores são cuidados e nada é deixado ao acaso. E apesar da aparente calmaria, há toda uma série de atividades (essencialmente aquáticas) que quase não deixam tempo para relaxar ao sol. Mas o relaxamento a olhar para o mar de água quente também acontece e transporta-nos o pensamento para… nenhum lugar, que o Paraíso é mesmo ali.

Singapura

IMG_8488

Singapura é um país/cidade dos mais ricos do mundo. Ali não se fala em crise e pode-se ver pelo nível de vida que a população que ali habita e os que a visitam têm. Apesar dos preços não serem exageradamente altos, antes pelo contrário, o que dá para fazer algumas compras a preços interessantes. A cidade é caracterizada por prédios altos (o território é escasso, e como tal só podem crescer para cima) mas de arquitetura bastante evoluída, o que transforma a orla da cidade numa vista muito agradável. Mesmo tendo a dimensão do nosso Alentejo, possui algumas zonas características como Chinatown ou Little India, um jardim botânico com milhares de exemplares de orquídeas, bem como uma marina muito cuidada e bonita, onde é possível dar longos e agradáveis passeios. A sua localização quase encostada à linha do equador faz com que as temperaturas sejam sempre quentes, mesmo na estação das chuvas. E a população é simpática e cumpridora das restritivas leis, o que torna a cidade num local extremamente limpo e cuidado. Recomenda-se igualmente uma ida noturna a Clark Quay e experimentar o prato mais típico da cidade, o Chilli Crab.

Tailândia

DSC01041

A Tailândia é um destino exótico atrativo essencialmente pela sua cultura. Um país muito vasto recheado de pessoas de nacionalidades distintas, onde se pode ver tanto os calmos montes verdejantes como a balbúrdia de uma típica cidade asiática. Templos dedicados a Buda não faltam por todo o país, e a abundância de mercados de bijutaria e artesanato é também um marco. Nestes, é vulgar regatear bastante o preço dos produtos, o que torna a Tailândia um destino de compras muito interessante. A gastronomia é bem diferente da ocidental, e os picantes podem não ser bem tolerados. No entanto, a comida, na minha opinião, é boa e barata. E para quem não gosta de arriscar em demasia, há sempre os franchises de fast-food americanos espalhados pelas principais cidades. Apesar de estar cheia de turistas nas principais atrações, o que desvirtua um pouco os lugares, principalmente os templos, é um destino que faz parte do imaginário de muita gente. O país é todo ele muito colorido, e a população é extremamente simpática. E dada a sua dimensão, tanto se podem fazer férias em cidade, como em zonas rurais mais para o norte ou em locais mais calmos e isolados como no sul e nas ilhas.

P.S. – Esta posta irá ser expandida com mais detalhes e fotos. Estejam atentos.

1 comentário:

  1. Uma pequena correcção geográfica: Singapura não é do tamanho do Alentejo (que é quase 1/4 do território português), mas menor que a ilha da Madeira!
    Nas Maldivas existem contrastes gigantescos entre os locais turísticos e os da "vida real" das ilhas. Como Malé, a ilha onde fica a capital, que é um dos lugares mais sobrepovoados do planeta. Ou Thilafushi, alguns quilómetros ao lado, uma ilha que é uma enorme lixeira em perigo de rebentar e contaminar aquele belíssimo mar turquesa, para onde são levados as toneladas de detritos da capital e dos resorts paradisíacos. Não são postais turísticos para os visitantes.
    Na Tailândia não encontraste mochileiros israelitas? É que dezenas de milhar de jovens israelitas viajam para a Tailândia e outros países do Sudeste Asiático depois do serviço militar. É quase obrigatório!
    Anyway, o que interessa é que se divertiram. Que as baterias estejam carregadas para o regresso à rotina, desta vez a rotina do casamento. Bem vindos de volta.

    ResponderEliminar