Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

23 março 2012

Os jogos da fome

Ontem a sessão de cinema foi para o filme sensação do ano, baseado numa história de ficção bastante recente de Suzanne Collins (o primeiro livro da trilogia foi publicado em 2009, o último no ano passado). O nome do filme é o mesmo do livro, “os jogos da fome” e tentando não estragar a emoção da história, devo dizer que esta é interessante.

À primeira impressão parece um filme de e para adolescentes. Mas não contrapondo essa ideia, é algo mais que isso. A história é de ficção, e passa-se num futuro não muito distante, em que os Estados Unidos sobrevivem a uma guerra civil que dá origem a um país com 12 distritos, chamado Panem. E como tributo e forma de manter a obediência, todos os anos são escolhidos dois jovens de cada distrito que irão lutar até à morte num evento intitulado precisamente “os jogos da fome”.

A história tem parecenças com “Truman Show”, no sentido em que revela que o poder das audiências se sobrepõe a qualquer preparação de combate que esses jovens possam ter. As regras do jogo mudam conforme o que o público quer, e isso revela-se trágico para uns e uma benesse para outros. No final, só pode ficar um.

O filme é muito interessante, a história é boa (fiquei com vontade de ler os livros), cheio de efeitos especiais, e com alguns atores de provas dadas, entre as quais Jennifer Lawrence, nomeada para os Óscares em 2010, e um Lenny Kravitz muito “limpinho”. Um filme que merece ser visto.

Sem comentários:

Enviar um comentário