Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

04 dezembro 2010

Voar em low-cost

Nunca voei em Low-Cost. A única razão, pelo menos até hoje, foi a de nunca se ter proporcionado. Os voos são tipicamente a horas que não dão jeito a ninguém, e os mais baratos são de ou para aeroportos que não interessam.

Hoje, o meu voo na TAP para Milão demorou uma hora a mais que o previsto. E qual foi a razão? A greve do pessoal de terra em Espanha fez com que o espaço aéreo espanhol estivesse fechado à aviação. Com isto, o avião teve de ir dar uma volta até aos Açores e regressar ao continente pelo Golfo da Biscaia, entrando em Itália por França, contornando assim as limitações impostas por Espanha.

Ora, agora imaginem que tinha sido uma low-cost em vez da TAP. Os bilhetes, quando andei a procurar, eram mais baratos 2€, logo nem valia a pena chatear-me. Na TAP ainda me serviram uma refeição, nada de especial, devo dizê-lo, mas fica a intenção. E pelo menos, ao contrário de outros voos, o mesmo não foi cancelado. Não estou a ver nenhuma low-cost a gastar mais combustível, a trocar o avião por um maior, apenas para poder contornar Espanha. O mais fácil, e típico nas low-cost, é cancelar. E o passageiro que se amanhe.

Quando há patrões de empresas low-cost que só não põem os passageiros a voar em pé agarrados ao varão apenas porque as regras de segurança internacionais não deixam, aí se vê ao que se sujeitam os passageiros. Eu ainda prefiro a minha dignidade e algum conforto. Dizem que é da idade.

4 comentários:

  1. É por isso que a TAP cada vez está pior.
    O teu voo não foi rentável, nem amigo do ambiente.
    Somos muito comodistas, e dar uma volta do caraças se não nos custar no bolso, então está "muita bem"!
    Já para o ambiente, não é o mesmo...

    Estou a ser resmungão... deve ser da idade mesmo! ;)

    ResponderEliminar
  2. Era melhor ter ficado a anhar no aeroporto?

    ResponderEliminar
  3. Nunca ouviste falar em Customer Satsfaction? Trabalhas numa grande empresa que deveria ser orientada para o cliente (e sim, eu sei que o lucro é que manda). Se a TAP cancelasse o voo e me estragasse as férias, seria mais um passo para eu nunca mais voar com eles.

    ResponderEliminar
  4. Gonçalo, tudo bem isso do low cost... mas eles tambem têm voos a 5€, parece absurdo...

    só não voei com eles porque só ha partidas do Porto... quando vierem para LX, irei ser um cliente regular certamente...

    Qualquer dia vou almoçar a Londres :D, a Ryanair Tem muitas vezes bilhetes ao preço da chuva.


    Quanto a viajar de pé... não penses que eles não andam a sondar o mercado :)

    http://economico.sapo.pt/noticias/viajar-de-aviao-em-pe-esta-nos-planos-da-ryanair_14593.html

    http://noticias.uol.com.br/ultnot/internacional/2006/04/25/ult1859u65.jhtm

    ResponderEliminar