Para que os pensamentos não se percam no éter, e o fumo do pensamento não ande por aí espalhado.

08 dezembro 2010

Comida Italiana

Se há país onde eu nunca passo fome é a Itália. Para além do meu Portugal, é talvez o país onde eu mais aprecio a comida. Claro que é sempre preciso saber onde comer, que quem procura fast food, encontra-o.

Nas entradas é habitual haver sempre os grissini, pão seco em forma de palito, alguns com ervas aromáticas, ou simplesmente de pão. E a bela polenta, um género de papas de milho que pode vir mais ou menos condimentada, mas que é o tradicional alimento dos montanhistas, tal a força calórica que introduz a quem a come.

Italia2010 068

As pizzas italianas tradicionais, de massa fina e com um molho de tomate que é simplesmente divinal, levam muito poucos ingredientes, ao contrário das que se fazem por cá nas cadeias de fast food. E são sempre de comer e chorar por mais.

Para além das pizzas, há as pastas, com massas de múltiplas formas e cores, desde o tradicional spagheti, a outras mais estranhas em forma de orelhas. E os molhos que as acompanham são igualmente de nos levar aos céus.

Ana_Italia2010 014

As sobremesas são de entrar em transe. O tiramisu, que pode levar rum ou café, mas que em qualquer dos cenários é uma sobremesa fantástica. E se no verão o calor pede sempre por um delicioso gelato, tipicamente de fabrico artesanal e por isso sempre cremoso e muito saboroso, o inverno chama mais por um ciocolatto caldo com panna, que aquece os momentos mais frios e adoça qualquer amargo de boca.

Para quem gosta de rematar com digestivo, eu sugiro um lemoncello com limões da Sicília, ou um qualquer outro licor de fabrico artesanal, disponível por toda a Itália.

Ana_Italia2010 058

2 comentários:

  1. Para a próxima, em vez do chocolate divinal com que nos presenteaste, agradeço um lemoncello :-)
    Obrigado Amigo,
    Solaris4Ever

    ResponderEliminar
  2. Tinhas que pôr aqui o que andaste a comer na Itália... pá... :( Deve ser tudo maravilhoso... :)

    ResponderEliminar